HERÁLDICA DO BRASÃO DE ARMAS DIOCESANO

CORES:

Azul ….. pode simbolizar o firmamento celeste, tanto quanto a serenidade, fortaleza, nobreza, justiça e harmonia que buscamos constantemente, como também a divindade de nossa Igreja.

Dourado ….. simboliza a glória dos 85 anos de história de nossa Diocese, bem como o júbilo e resplendor que nos cerca decorrente de tantas vidas doadas na construção desta história, bem como nos dias de hoje. Pode simbolizar ainda, nobreza, autoridade, generosidade e ardor.

SÍMBOLOS DO ESCUDO:

Espírito Santo ….. do lado superior esquerdo, está a forma de pomba simbolizando a presença do Espírito Santo (sobre as águas) que nos inspira, da força, e se manifesta na caridade em nossa vida eclesial.

Chamas ….. logo abaixo do símbolo do Espírito Santo, encontram-se 7 chamas que simbolizam os sete Dons do Espírito, analogicamente, as riquezas dos dons que cada um possui em especial e dispõe para o bem de todos; também representa os “sete dons”, os 7 bispos que conduziram nossa Diocese em sua caminhada; a chama maior representa Dom Ático primeiro bispo diocesano de Lins.

Água ….. simboliza as águas do batismo, conversão, purificação; águas vocacionais “Lançais vossas redes…”‘; e por fim, as águas do aquífero Guarani presente no subterrâneo de nosso solo e do rio Tietê que margeia parte dos limites de nossa Diocese.

Ave-Maria ….. significam o mistério de Cristo ao qual a Santíssima Virgem foi associada; Pureza, inocência e obediência são virtudes marianas, as quais também devem ser virtudes dos verdadeiros seguidores de Jesus. Está localizado no lado superior direito, simboliza ainda a consagração da Diocese a Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, a quem devotamos um Santuário Diocesano

Lírio ….. O lírio é um símbolo-atributo que aparece nas representações artísticas após o século XV e se toma popularíssimo; tem dois significados: o mais antigo remete a Pádua; o lírio é a flor da estação na qual Antônio morreu; é a flor do campo, ornamental, perfumada, medicinal e frágil. O outro significado simbólico, posterior ao primeiro, refere-se à pureza, à castidade, à pobreza e ao vigor do testemunho de vida, na entrega do coração virginal a Deus. Há ainda um terceiro atributo, paralelo: a natureza, mostrada, pelos franciscanos, como sinal de Deus. Em nosso brasão além destes significados, nos lembra que nossa Diocese é confiada a sua proteção.

O Lema Diocesano ….. é uma homenagem ao primeiro Bispo, Dom Ático, que adotou como lema episcopal “Mihi vivere Christus est” (Pra mim viver é Cristo), retirada da Carta de São Paulo aos Filipenses, cap. 1 vers. 21, que certamente nos inspira a viver nossa vida plenamente em Cristo Jesus, sendo seus discípulos-missionários.

Os Elementos Externos (a mitra, o báculo e a cruz) … são símbolos da solicitude do pastor para com o rebanho no qual o Espírito o constituiu Bispo a fim de apascentar a Igreja de Deus; a Mitra dourada usada como timbre é símbolo da dignidade episcopal.

O brasão de armas diocesano, foi idealizado e constituído no ano de 2011 pelo Revmo. Pe. Romerson de Souza Almeida e após aprovação do conselho diocesano passou a ser utilizado como selo oficial da diocese de Lins.