No comments yet

Diocese de Lins se reune com Gestores Municipais

​A Diocese de Lins promoveu na manhã de 22 de março de 2017, o encontro como os prefeitos e vice- prefeitos dos municípios que compõem a diocese. O território diocesano de Lins abrange 23 municípios da Noroeste Paulista, dos quais, estiveram presentes gestores de 12 municípios (Alto Alegre, Braúna, Guaimbê, Lins, Luiziânia, Pirajuí, Pongaí, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino e Uru). O encontro aconteceu no ITEL ( Instituto Teológico de Lins). Uma iniciativa da diretoria do ITEL e do Centro Pastoral Diocesano que teve como objetivo reunir os gestores municipais para aprofundar os temas pertinentes em comum à luz da Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco e das Campanhas da Fraternidade de 2016 e 2017 relacionadas aos problemas da Casa Comum e a defesa da vida. ​O encontro teve inicio às 08h30 com a acolhida feita pelo Professor Geraldo Aguiar, diretor do ITEL, que expressou os propósitos do encontro e conduziu a apresentação dos participantes.

Logo em seguida, Pe. Francisco Arcanjo da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral, conduziu o momento de oração ecumênica para dar inicio ao encontro. Após a oração o prefeito municipal de Lins, Edgar de Souza, como anfitrião, recebeu aos participantes do encontro parabenizando a Diocese de Lins por tão louvável iniciativa e salientou a importância de momentos como este para articulação e troca de experiências na gestão pública. Em seguida, o Bispo diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, acolheu e dirigiu aos presentes a mensagem que do Papa Francisco proferiu aos cientistas no Congresso da Pontifícia Academia das Ciências, exortando sobre o direito humano à agua e as necessidades de políticas públicas para salvaguardar este direito. Citou ainda, o alarmante número apresentado pela ONU, de mil crianças que morrem por dia devido às doenças contraídas por contaminação ou falta da água. Inspirado no discurso do Santo Padre, Dom Francisco salientou aos presentes a importância de juntos buscarmos soluções aos problemas urgentes dos municípios. O Professor José Aparecido da Silva Queiroz, Pró- reitor dos Cursos de Extensão da UNILINS, proferiu uma palestra sobre: “Os desafios da gestão pública na atual conjuntura”. Diante das dificuldades, o professor apresentou a necessidade de integração dos munícipios, uma vez que os problemas não são simplesmente municipais mais possuem uma abrangência maior, como por exemplo: falta de trabalho, saúde, educação, etc. um grande problema atual é com os resíduos sólidos (Lixo), a questão dos aterros sanitários, coleta seletiva e aproveitamento desses resíduos. Problema comum a todos os municípios. ​

No segundo momento do encontro os prefeitos e seus respectivos vices puderam apresentar suas maiores dificuldades e alegrias. Reagindo às provocações apresentadas, abriram as discussões para juntos encontrar soluções possíveis. Foi um momento muito rico em trocas de experiências e manifestação das dificuldades às quais passam nossos municípios. Dado a importância e riqueza do encontro foi acordado, entre os presentes, que semestralmente haverá um encontro temático para auxiliar nas discussões e busca de resultados.

Foi entalecido assim, um fórum dos gestores municipais do território da Diocese de Lins. Além dos espaços institucionais nos quais os gestores se reúnem, agora encontram com a parceria da Igreja Católica, mais um espaço para auxiliar na administração publica visando o bem da população, sobretudo a mais necessitada. Todos os participantes receberam de presente a Encíclica “Laudato Si” e do texto base da Campanha da Fraternidade de 2017.

Ver Galeria de fotos

Por Pe. Francisco Arcanjo da Silva