Criação:

A idéia da criação dos secretariados regionais, surge em 1962. Respondendo a um apelo do papa João XXIII, os bispos reunidos no Rio de Janeiro, durante a 5ª. Assembleia Geral da CNBB, decidiram duas coisas de importância para a vida Eclesiástica Nacional: a criação dos secretariados regionais e a elaboração de um plano de emergência do Episcopado. Assim, seguindo o princípio da participação efetiva das províncias eclesiásticas na responsabilidade não só de suas respectivas províncias, mas também de toda a região, nascem os Secretariados Regionais.

Naquele mesmo ano, aos 11 e 12 de agosto, no Colégio Nossa Senhora de Sion, localizado na avenida Higienópolis, 983, São Paulo, setor 4, houve a primeira reunião do Secretariado Regional Incompleto. Na ocasião foi apresentado o PLANO DE EMERGÊNCIA, tendo em vista o índice de industrialização da região, sua inquietação social, requerendo o estudo da sindicalização urbana, dentro do espírito da Mater et Magistra. Evolução e Dinamismo da Ação Pastoral do Estado de São Paulo. A partir dai o Secretariado Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, abrangendo o Estado de São Paulo começou a funcionar no Edifício do colégio Nossa Senhora de Sion.

Inspirado no Projeto Rumo ao Novo Milênio, da CNBB, o Regional lançou o projeto Regional “O Grande Jubileu”, com o seguinte objetivo geral: preparar o Regional Sul 1 para a celebração do Jubileu do ano 2000 da Encarnação do Filho de Deus e dos 500 anos de Evangelização no Brasil, mediante uma nova Evangelização inculturada, apontando os caminhos para a construção de um Novo Milênio de Justiça, Fraternidade e Paz.

Após ocuparem por muito tempo algumas salas alugadas no colégio Sion, o Regional Sul 1 realizou-se em 31 de maio de 1991, a reunião da Comissão Representativa Regional na sua primeira sede, localizada no 5º andar do prédio da Província dos Carmelitas, localizado no bairro da Bela Vista.

Sede:

Depois de mais de 17 anos ocupando um único andar e com o aumento das atividades pastorais, a antiga sede já se mostrava pequena para o que se via pela frente, por isso Dom Nelson Westrupp, presidente da CNBB Regional Sul 1 na época, assina em 18 de setembro de 2008 em São Paulo o documento da compra do novo imóvel de sua sede própria.

Para garantir mais comodidade e melhores condições de receber os bispos e os agentes de pastoral, o Regional sob a presidência de Dom Nelson Westrupp, inaugura no dia 29 de julho de 2010 uma ampla estrutura. O local marca a história do Regional Sul 1 da CNBB que abri novos horizontes para a missão da Igreja em São Paulo. O imóvel, localizado no bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, possui uma área construída de 1.059 metros quadrados, com escritórios, auditório, capela e salas de reuniões.

O Regional Sul 1 é composto por 41 (arqui) dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas por 8 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba, sob a presidência do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, eleito na 74ª. Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB entre os dias 7 e 9 de junho de 2011 em Aparecida (SP).

Presidência Atual:

Dom Airton José dos Santos