Dom Francisco Carlos da Silva

Bispo de Lins – SP

11 de maio de 2017.

ANO NACIONAL MARIANO

Os Bispos do Brasil solicitaram e a CNBB, acolheu e proclamou oficialmente o ANO MARIANO, aberto no dia 12 de outubro de 2016 e será encerrado nacionalmente no dia 11 de outubro de 2017.

A manifestação de Nossa Senhora marcou muitas partes do mundo, principalmente em momentos de grandes tribulações. No Brasil os pescadores encontraram partes de uma imagem que unidas, constatou-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, em cor negra quando a escravidão era notória no país, isto ocorreu em 1717.

Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, ao retirarem a imagem do Rio Paraíba do Sul, foram os primeiros agraciados com a pesca abundante. Assim são 300 anos em que a presença e o carinho de nossa mãe, nos acompanha.

O povo católico celebra também 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. A primeira guerra mundial e perseguições a Igreja Católica após a proclamação da república portuguesa e outros fatos geraram muitos sofrimentos.

Em 1917, as crianças Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto foram agraciados com as aparições em Fátima.

O número três é significativo para nós, pois recorda a Santíssima Trindade a nos acompanhar. Assim queremos celebrar esses acontecimentos de Aparecida e de Fátima. Em nossa Diocese de Lins, onde estão acontecendo muitos momentos importantes nas paróquias, observe ainda neste mês, os eventos no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Lins e, o encerramento do ANO NACIONAL MARIANO, no dia 08 de outubro no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Pirajuí, em nível Diocesano. Muitas paróquias estão movimentando-se também através de Romaria, estudo, dias marianos, orações do terço o dia todo e outras modalidades. Muitos eventos já acontec3eram.

Não deixe de participar dessa grande e jubilar oportunidade de homenagear Nossa Senhora seja nos eventos do centenários; de Fátima ou no tricentenário de Aparecida.

Salve Maria!